Mini-cursos
Os minicursos serão presenciais e ocorrerão nas salas 202; 203; 205 e 206 – prédio UNIFESP/Baixada Santista (R. Dr. Carvalho de Mendonça, 144 – Bairro Encruzilhada – Santos/SP).
SÁBADO (27/05) 8h as 12h
(1) – Da doação de papéis e materiais à constituição de um acervo pessoal
EMENTA: A proposta desse minicurso é apresentar explanações e práticas vivenciais e reflexivas sobre as possibilidades de constituição do saber profissional do professor ao longo de uma expertise que o caracteriza (BORER, 2017). A partir disso, se visa, no decorrer dele, apresentar momentos, desde aqueles em que os materiais nos são doados – aparentemente sem sequência ou lógica -, até as escolhas que acabam caracterizando tais ‘lugares de memória’ (NORA, 1993). Essas escolhas possuem questões norteadoras, tais como: Quais os passos para elaboração de um acervo pessoal? Qual é a importância de realizar um inventário de um acervo? Questionamentos ancorados em elementos provindos da Historiografia e da Arquivologia, especialmente em estudos realizados por Bellotto (1998; 1986); De Certeau (2017); Domingues & Domingues (2022); e Heymann (2005). No final de sua carga horária, pretende-se que os cursistas possuam conhecimentos teóricos e práticos que ilustram aspectos da constituição e sistematização da formação de acervos pessoais de professores de matemática.
Vagas : 90
(2) – Visita guiada ao Novo Centro de Documentação do GHEMAT Brasil.
EMENTA: Por meio da visita guiada às estruturas físicas da nova sede do GHEMAT Brasil, o minicurso tem por finalidade dar a conhecer o Centro de Documentação do Grupo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de pesquisas, em todos os níveis acadêmicos, que possam utilizar arquivos pessoais como fontes. O Centro reúne vários arquivos pessoais de matemáticos, professores e ícones da Educação Matemática. O minicurso prevê um primeiro momento de informações que ocorrerá em sala da UNIFESP Campus Baixada Santista. O segundo momento, também na UNIFESP, será destinado à discussão relativa a acervos pessoais de alguns professores, cujos inventários já estão prontos. O terceiro momento será destinado à visita guiada ao Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil, no qual o participante terá conhecimento de todo o fluxo de trabalho realizado com documentos pessoais, desde a doação recebida desses materiais até a sua disponibilização para consulta pública.
Vagas: 20 (ESGOTADA!!!)
(3) – Ensino de fração : práticas de ontem na sala de aula hoje.
EMENTA: O minicurso objetiva discutir de que maneira a reflexão sobre as práticas de ontem, relativas ao ensino de fração, podem ser desenvolvidas nas salas de aula de hoje. Para isso, nos apropriamos de atividades com materiais estruturados produzidas por Dienes (1916-2014) que publicou e divulgou diversas obras no Brasil durante o Movimento da Matemática Moderna – MMM. A vivência e discussão sobre as atividades buscam ainda caracterizar elementos dos saberes docentes sistematizadas pelo autor, em seus livros voltadas para a construção do conceito de fração visando possibilidades para sua abordagem nas salas de aulas atuais.
Vagas: 40
(4) – O ensino de topologia em tempos do MMM.
EMENTA: O minicurso objetiva entender noções básicas de topologia por meio de atividades práticas trabalhadas em tempo de MMM- Movimento da Matemática Moderna- nas series iniciais, buscando elementos dos saberes de referência do professor no período estudado (1970-1980). Para isso, inicialmente abordamos a história da geometria antes do MMM e a entrada da topologia em currículos e Programas. Em seguida, selecionamos no APLB -Arquivo pessoal de Lucília Bechara- algumas atividades como: as sete pontes de Konigsberg, labirinto; dentro e fora; fronteiras e limites, polígonos das quatro cores, problema dos poliedros, para serem vivencias e iniciar a discussão.
Vagas: 30